06 abril, 2005

Viagens: Uma cidade movida a pedal


Juliaca, perto do Lago Titicaca, no sul do Peru, vive sobre três rodas. O transporte coletivo é precário e, para se locomover pela cidade, a população apela para os tricitáxis. São curiosos triciclos movidos a pedal que lembram muito os riquixás do oriente. Têm assento para duas pessoas – mas vimos um levando sete, dois adultos e cinco crianças – coberto com um teto de lona. Carregam de tudo, de gente a carga: bacias, sacos de farinha, ovelhas, cachos de banana.
As corridas normais, dentro da cidade, custam um sol (um dólar compra 3,5 soles). Para ir mais longe, ao aeroporto ou às saídas da cidade, a viagem pode chegar a cinco soles. O ganho médio por um dia de trabalho é de trinta soles. É um dinheiro suado: apesar da cidade ser plana, o tricitaxista tem que fazer muita força para carregar os passageiros e suas bagagens, sem falar no peso do próprio triciclo.



Todos os tricitaxistas com que conversamos eram donos dos veículos. E tiveram de dar duro para comprar o instrumento de trabalho. Cada triciclo – fabricado ali mesmo, em Juliaca - custa de 800 a 1000 soles. Outra dificuldade: não dá pra trabalhar todo o ano. Na época de chuvas, de abril a julho, muitos param. Alguns insistem e trabalham cobertos por plásticos.



Embora possam ser encontrados em outras cidades peruanas, Juliaca é a capital dos tricitáxis. Ninguém sabe ao certo quantos são, fala-se em 50 mil, quase um para cada quatro moradores da cidade. Com tal quantidade de triciclos nas ruas, dá pra imaginar a confusão no trânsito. Dirigir por Juliaca é um teste para qualquer motorista. Os tricitáxis surgem inesperadamente de todos os lados, se colocam no caminho do carro e buzinam, buzinam muito.

Além dos táxis movidos a pedal, Juliaca tem também triciclos adaptados de motos – parecidos com as antigas romisetas. Mas a concorrência não é com os mototáxis, os esforçados ciclistas disputam passageiros com as lotações, o meio de transporte coletivo mais comum no Peru. No trânsito, essa disputa se traduz em fechadas e outras manobras arriscadas feitas em conjunto pelos pilotos de tricitáxis – que combatem solidariamente o concorrente motorizado.
(agosto 2001)

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